Presidente alerta para ameaças à democracia e Moedas deixa caderno de encargos ao Governo

No final da cerimónia do 5 de Outubro, António Costa respondeu aos recados de Marcelo Rebelo de Sousa sobre o fechamento do Governo. Moedas tinha pedido “audácia”, mas o primeiro-ministro defendeu que o presidente da câmara “fala para os lisboetas”.

Foto
Marcelo Rebelo de Sousa com Carlos Moedas no 5 de Outubro Nuno Ferreira Santos

A data de 5 de Outubro celebra a República, mas também a liberdade e a democracia, nas palavras de Marcelo Rebelo de Sousa. Foi naturalmente em relação à democracia de hoje, muito diferente do regime que existia há 100 anos, que o Presidente da República deixou alertas sobre as ameaças que pairam sobre ela, mas também sobre a sua elasticidade. Afinal, dar voz às indignações é “sinal de força da democracia”, argumentou, dando conforto à mensagem do presidente da Câmara de Lisboa, que pediu “audácia” a quem governa para que Portugal tenha ambição no crescimento económico.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 5 comentários