PS acusa PSD/CDS de apresentar candidatos em freguesias da Guarda onde não tem listas

Listas da coligação divulgadas no jornal de campanha são ambíguas, diz PS. Álvaro Amaro aconselha os socialistas a procurarem um professor de Português.

A candidatura do PS à Câmara da Guarda denunciou esta sexta-feira que a coligação PSD/CDS-PP anunciou no jornal da campanha que tem candidatos a juntas de freguesia onde não concorre, considerando tratar-se de uma "mentira descarada".

O candidato visado, Álvaro Amaro, reagiu aconselhando os socialistas a tratarem o assunto "com um professor de Português".

"Na campanha autárquica da Guarda, o PSD e o CDS-PP distribuem um jornal de campanha em que apresentam cidadãos candidatos da coligação nas juntas de freguesia em freguesias onde não apresentam candidaturas às respectivas assembleias", alertou o PS em comunicado.

A candidatura socialista, liderada por José Martins Igreja, considera que " o esquema é uma fraude que passa por induzir na população a ideia de que o cidadão X é candidato à Junta de Freguesia Y, quando o PSD e o CDS não tiveram condições para apresentar candidaturas nessas freguesias".

"Isto é uma mentira descarada que o PSD está a querer fazer às pessoas da Guarda e às juntas onde, às vezes, jogando com a falta de informação das pessoas apresentam candidatos virtuais a juntas onde não têm listas", descreveu à agência Lusa Nuno Almeida, director de campanha da candidatura do socialista José Martins Igreja.

O responsável apontou os casos das freguesias de Alvendre, Avelãs da Ribeira e Gonçalbocas, onde a coligação, liderada por Álvaro Amaro, "não tem listas", mas no boletim da campanha apresenta "cidadãos como candidatos a essas juntas".

O candidato do PSD/CDS-PP, Álvaro Amaro, disse que não responde a "provocações" de "baixo nível político" como alega ser o caso, admitindo tratar-se de política de "maledicência" de "há 40 anos do PS".

"A minha campanha é uma campanha de respeito e de soluções. Eu aconselhava-os [os socialistas] a tratarem isso com um professor de Português", responde.

Álvaro Amaro diz que talvez "um bom professor de Português" possa explicar à candidatura adversária "que candidatos nas juntas de freguesia tanto podem ser candidatos às juntas de freguesia como candidatos à assembleia municipal". "Essa é uma questão de Português e eu não sou um pedagogo nessa matéria", concluiu.

Nas eleições autárquicas de 29 de Setembro são candidatos à Câmara Municipal da Guarda José Martins Igreja (PS), Álvaro Amaro (PSD/CDS-PP), Mário Triunfante Martins (CDU), Marco Loureiro (BE) e Eduardo Espírito Santo (PCTP/MRPP).

Sugerir correcção
Comentar