PS confirma maioria em Viana

CDU conquista um mandato.

Na capital do Alto Minho, Viana do Castelo, o socialista José Maria Costa foi reeleito, neste domingo, com 47,7% dos votos, garantindo a maioria no executivo, mas descendo ligeiramente a votação alcançada em 2009, que se fixou nos 50,2%.

No ano em que o PS assinala 20 anos da liderança do município, o socialista não conseguiu o sexto mandato, que foi para a CDU, grande vitoriosa da noite, com Ilda Figueiredo a entrar na vereação.

Desde 2005 que o partido não tinha representação no executivo. Para a reconquista do lugar perdido há oito anos, poderá ter pesado a votação expressiva que a coligação alcançou nas principais freguesias urbanas, sendo de destacar a vitória na União das Freguesias de Viana do Castelo, que agrega Monserrate, Santa Maria Maior e Meadela, que representam, em termos populacionais, cerca de metade do concelho.

O PSD, com Eduardo Teixeira a encabeçar a lista, alcançou 25,5% dos votos e conseguiu manter os três eleitos no executivo municipal.

O CDS-PP, que em 2009 concorreu coligado com o PSD, ficou sem representação no executivo municipal.

No distrito, o PS perdeu autarquias que detinha até agora. Caso de Vila Nova de Cerveira, onde ganhou o independente Fernando Nogueira, dissidente socialista. Conseguiu destronar anos de liderança dos socialistas protagonizada por José Manuel Carpinteira, líder distrital do PS, que não podia concorrer por limitação de mandatos.
 

Sugerir correcção
Comentar