PS ganha terreno no distrito de Viseu

Lei da limitação de mandatos favoreceu candidatos do PS no distrito.

Foto

A mancha laranja que costumava caracterizar o distrito de Viseu voltou a diminuir no domingo, com o PS a assegurar a liderança em 11 dos 24 municípios, mais dois que nas eleições autárquicas de 2009.

Em Carregal do Sal, onde o "dinossauro" do PSD Atílio Nunes foi impedido de se recandidatar devido à lei da limitação de mandatos, a cadeira do poder mudou para o socialista Rogério Abrantes.

Também em Penalva do Castelo a saída de Leonídio Monteiro (PSD/CDS-PP) abriu caminho ao socialista Francisco Carvalho, repetindo-se o mesmo cenário em S. Pedro do Sul, com o socialista Vítor Figueiredo a ficar com a cadeira que vinha pertencendo a António Carlos Figueiredo (PSD).

As recandidaturas de Isaura Pedro (PSD/CDS-PP) e João Lourenço (PSD) em Santa Comba Dão não convenceram o eleitorado que decidiu virar à esquerda para o PS, com Borges da Silva e Leonel Gouveia, respectivamente.

O PS não conseguiu reeleger João Ribeiro em Tabuaço, perdendo para Carlos Carvalho (PSD/CDS-PP).

Também em Mortágua e Tarouca, a liderança mudou de mãos, passando do PS para o PSD com José Júlio Norte e Valdemar Pereira, respectivamente.

Na capital de distrito, a liderança continua a ser social-democrata, com Almeida Henriques a assegurar o lugar deixado por Fernando Ruas ao fim de 24 anos, tendo sido novidade a eleição de um vereador do CDS/PP.

Outra das surpresas ocorreu em S. João da Pesqueira, com a eleição de dois vereadores independentes, mantendo-se o social-democrata José Tulha, que assegurou um segundo mandato na cadeira do poder.

Resultados do distrito de Viseu

 


Sugerir correcção
Comentar