PS reclamou "vitória histórica" no distrito de Vila Real

Socialistas conquistam a maioria das câmaras do distrito, incluindo Vila Real, o que acontece pela primeira vez, e reconquistaram Ribeira de Pena.

O presidente da Federação Distrital do PS de Vila Real reclamou esta segunda-feira uma “vitória histórica” no distrito transmontano, onde, pela primeira vez, se tornou no partido maioritário ao ganhar oito das 14 câmaras municipais.

Rui Santos, recém-eleito presidente da Câmara de Vila Real, fez esta segunda-feira, em conferência de imprensa, um balanço das eleições autárquicas no distrito de Vila Real, cujos resultados afirmou que “foram históricos” para o PS.

“Foi um resultado extraordinário, num distrito sociologicamente marcado à direita”, salientou.

Nas autárquicas de 29 de Setembro, os socialistas ganharam, pela primeira vez, a Câmara de Vila Real e ainda recuperaram a de Ribeira de Pena, perdendo, no entanto, o município de Alijó para o PSD.

O presidente da federação assumiu responsabilidade na perda desta autarquia, referindo que as directas para a escolha do candidato provocaram “fracturas internas” que não se conseguiram corrigir. Neste concelho, o vice-presidente do executivo, eleito em 2009 pelo PS, integrou uma candidatura independente.

O responsável referiu ainda que será agora a concelhia local a decidir o que fazer com os “militantes dissidentes”.

A vitória socialista no distrito transmontano deve-se, na opinião de Rui Santos, a “um grande trabalho feito a nível local”, a que se juntaram, também, “factores nacionais”, como o descontentamento generalizado contra o Governo de Pedro Passos Coelho.

Rui Santos referiu que, quando assumiu a distrital do PS, em 2006, os socialistas geriam apenas quatro das 14 autarquias do distrito transmontano. Em 2013, o saldo passou a ser positivo para os socialistas, que conseguiram 42 mandatos em todo este território, contra os 37 conquistados pelo PSD.

O PS ganhou a Câmara de Vila Real, conquistando cinco dos nove mandatos atribuídos. Rui Santos deverá tomar posse no final da próxima semana.

Neste concelho, a freguesia de Nogueira/Ermida repete as eleições no domingo, devido a um empate entre PS e PSD para a junta de freguesia.
 

Sugerir correcção
Comentar