Madeira 2015

Quem é quem nas Eleições Regionais da Madeira

A Região Autónoma da Madeira vai a votos para escolher novos representantes parlamentares. O escrutínio servirá para encontrar também o sucessor de Alberto João Jardim na presidência do executivo regional, depois de mais de 36 anos no poder.

PSD

Miguel Albuquerque

Clique para ver perfil

O advogado que se tornou o sucessor de Jardim

Miguel Albuquerque, o advogado que foi presidente da Câmara Municipal do Funchal e se tornou o sucessor do carismático líder madeirense, Alberto João Jardim, é o candidato do PSD/Madeira à presidência do governo do arquipélago.

Miguel Filipe Machado de Albuquerque nasceu no Funchal em maio de 1961, é licenciado em Direito e exerceu advocacia entre 1986 e 1993.

Dedicou-se à política desde cedo, sempre como militante do PPD/PSD, tendo sido líder da JSD madeirense, deputado na Assembleia Legislativa da Madeira e presidente da Câmara do Funchal, entre Setembro de 1994 e Outubro de 2013, não podendo voltar a candidatar-se devido à lei da limitação de mandatos.

Foi também presidente da Associação dos Municípios da Madeira (1994-2002), vice-presidente do PSD/Madeira e responsável pelo conselho de jurisdição da estrutura regional do partido.

Durante anos foi considerado um dos "delfins" de Jardim, mas assumiu publicamente as suas diferenças com o líder, tendo sido o primeiro a ousar disputar a sua liderança do partido, numas eleições directas em 2012, das quais saiu derrotado por 142 votos.

Miguel Albuquerque é divorciado, tem cinco filhos, sendo publicamente conhecida a sua paixão pela música, sobretudo o jazz, e muitas vezes foi visto a tocar piano em alguns eventos públicos.

Também gosta de rosas, estando ligado a um roseiral na freguesia do Arco de São Jorge, concelho de Santana, no norte da Madeira, onde existe uma colecção com cerca de 17 mil roseiras de mais de 1.700 espécies, naquele que é considerado "o quarto maior roseiral da Europa".

CDU

Edgar Silva

Clique para ver perfil

O padre que fez da política a sua vocação

Edgar Freitas Gomes da Silva, que continua a ser conhecido na Madeira como o "padre Edgar", é o cabeça-de-lista da Coligação Democrática Unitária (CDU) às eleições regionais de 29 de Março.

Hoje, com 52 anos, Edgar Silva continua a ser oficialmente padre, mas está desvinculado do ministério sacerdotal, tendo as lides políticas falado mais alto do que a vocação religiosa.

Licenciado em Teologia, fundou o Movimento do Apostolado das Crianças (MAC), que surgiu, entre outros aspectos, para ajudar os "meninos das caixinhas", que solicitavam apoio para as crianças mais desfavorecidas. Destacou-se ainda pela sua intervenção na denúncia dos problemas de pedofilia na ilha.

Em 1996 candidatou-se como independente nas listas da CDU nas eleições regionais. Desde 1998 que é o principal rosto do Partido Comunista (PCP) na Madeira e um dos deputados que mais intervém na Assembleia Legislativa da região.

Edgar Silva volta a encabeçar a candidatura da CDU, apoiada pelo PCP e pelo Partido Ecologista os Verdes.

CDS/PP-M

José Manuel Rodrigues

Clique para ver perfil

Trocou o jornalismo pela política

O jornalista madeirense José Manuel Rodrigues, que trocou as notícias pela política, é desde 1997 o líder do CDS/PP-Madeira e encabeça a candidatura do partido nas eleições legislativas antecipadas que se realizam no arquipélago a 29 de Março.

Sempre se assumiu como um democrata-cristão, tendo sido presidente da Juventude Popular da Madeira entre 1976 e 1978.

Escolheu o jornalismo como profissão e começou a sua carreira no “Jornal da Madeira”, passando depois pelo centro regional da ANOP (Agência de Notícias de Portugal) e pela RTP-Madeira.

No canal televisivo regional tornou-se um dos rostos mais conhecidos dos madeirenses porque todas a noites, durante 15 anos, foi 'pivot' dos noticiários na região.

José Manuel Rodrigues também foi presidente da delegação do Sindicato dos Jornalistas da Madeira.

A sua carreira política principiou em 1995, quando encabeçou a lista do CDS-PP nas eleições legislativas nacionais pelo círculo da Madeira, mas não conseguiu o lugar na Assembleia da República apenas por mil votos.

No ano seguinte foi eleito deputado para o parlamento madeirense e, em 1997, assumiu a liderança do partido na região, cargo que exerce até hoje, tendo sido sucessivamente eleito em eleições regionais em 2000, 2004 e 2007.

Em 2009, foi eleito deputado para a Assembleia da República, mas regressou à Madeira, tendo nas últimas legislativas de 2011 conseguido tornar, pela primeira vez, o CDS/PP no segundo partido mais votado na região e o principal da oposição política insular, lugar que foi detido pelo PS, elegendo um grupo parlamentar com nove deputados.

PS

Victor Freitas

Clique para ver perfil

O líder que admira Mandela encabeça Coligação Mudança

O presidente do PS/Madeira, Victor Spínola de Freitas, é o cabeça de lista da coligação Mudança, apoiada pelo PTP, MPT e PAN.

Nascido em 1971, em Moçambique, Victor Freitas chegou à terra dos pais, emigrantes madeirenses, em 1976 quando estes retornaram à ilha, fixando-se a família em Santana, um dos concelhos no norte da Madeira, onde viveu até aos 18 anos.

Embora as ciências sejam a sua vocação, sendo técnico nos laboratórios de Química da Universidade da Madeira, ingressou na licenciatura de Biologia e foi dirigente da associação de estudantes da academia madeirense, mas acabou por se dedicar a tempo inteiro à política.

Da sua carreira na política regional constam o desempenho dos cargos de autarca na Câmara Municipal de Santana, presidente da Juventude Socialista (1998-2002), deputado na Assembleia Legislativa desde 2004, líder do grupo parlamentar do PS no parlamento insular (2007-2008) e secretário-geral do partido na região.

Desde Dezembro de 2011 que é o presidente dos socialistas insulares, tendo sido reeleito em 2013.

"Tudo parece impossível até que seja feito" é a frase de Nelson Mandela que Victor Freitas adoptou como lema de vida, sobretudo no projecto de suceder a Alberto João Jardim na presidência do Governo Regional da Madeira.

PND

Gil Canha

Clique para ver perfil

O empresário surfista que encabeça lista do Partido Nacional Democrático

O empresário agrícola que retempera as forças praticando surf nos mares da Madeira, Gil Canha, é o primeiro candidato na lista do Partido Nacional Democrático (PND) às eleições regionais.

Com 53 anos, Gil da Silva Canha, tem licenciatura em História e Ciência Sociais e uma pós-graduação em Cultura Americana pela Universidade norte-americana de Hayward.

O ex-militar, que esteve ligado a actividades radicais e desportivas, foi o fundador da associação ambientalista madeirense Cosmos.

Também foi um dos criadores do jornal satírico regional “O Garajau”, um quinzenário entretanto extinto cujos artigos publicados estão na base de vários processos judiciais que o levaram frequentes vezes ao banco dos réus nos tribunais da Madeira.

Gil Canha foi eleito em 2009 vereador da Câmara Municipal do Funchal nas listas do PND.

Em 2013 foi reeleito depois de o partido ter integrado a coligação Mudança (PS, PND, BE, PTP, MPT, PAN), liderada por Paulo Cafôfo, que hoje preside à principal autarquia do arquipélago. Mas o dirigente do PND acabou por se demitir quando entrou em rota de colisão com o actual presidente, provocando um "terramoto" político no município.

Estas diferenças insanáveis provocadas pela reestruturação dos pelouros atribuídos aos vereadores e ao presidente fizeram o partido abandonar a vereação da CMF.

Actualmente, Gil Canha é um empresário agrícola visto muitas vezes a surfar as ondas dos mares da Madeira.

BE

Roberto Almada

Clique para ver perfil

Bloco de Esquerda mantém coordenador regional como candidato

O educador social Roberto Almada, o coordenador regional do Bloco de Esquerda (BE) na Madeira, volta a ser o candidato desta força política que foi afastada do parlamento regional nas últimas regionais em 2011.

Com 44 anos, o responsável do BE-Madeira tornou-se uma figura mais visível na política activa regional em 1999.

Em 2002 estreou-se na Assembleia Legislativa da região quando substituiu o histórico da UDP/Madeira, Paulo Martins, na sequência da rotatividade implementada pelo partido neste arquipélago. Paulo Martins nunca mais voltou a ocupar o lugar por motivos de saúde, afastou-se da vida política activa e faleceu em Outubro do ano passado.

Roberto Almada terminou esse mandato em 2005, mas só regressou ao parlamento madeirense em 2008 e tem sido o cabeça de lista repetente nas listas de candidatos do BE em diferentes sufrágios no arquipélago.

Nas legislativas regionais de 2011, o Bloco de Esquerda não conseguiu manter o lugar que ocupava no parlamento da Madeira. O partido continua agora a lutar para se afirmar no cenário político deste arquipélago.

Roberto Almada, que foi o primeiro e o último deputado que o BE teve na Assembleia Legislativa da Madeira, lidera a candidatura para tentar voltar a sentar um representante bloquista no parlamento insular.

PCTP/MRPP

Alexandre Almeida Caldeira

Clique para ver perfil

Militante clandestino do PCP é rosto da candidatura

Alexandre Almeida Caldeira, de 68 anos, que nasceu em Aveiro, no concelho de Oliveira do Bairro, e fixou residência na Madeira há mais de 30 anos é o cabeça de lista da candidatura do PCTP/MRPP.

Em termos profissionais, o candidato foi tipógrafo, metalúrgico e operário da construção civil.

Em 1999 ficou desempregado, o que o levou a abrir um pequeno café na freguesia de Gaula, no concelho de Santa Cruz, que entretanto fechou as portas.

Militante do Partido Comunista durante o Estado Novo passou à clandestinidade em 1971, na sequência do trabalho que desenvolveu pelo MRPP em Castelo Branco, Guarda, Viseu e Aveiro.

Depois de se fixar na Madeira foi eleito como independente nas listas do PS como deputado municipal em Santa Cruz.

PNR

António Álvaro Araújo

Clique para ver perfil

Enfermeiro estreia-se como candidato do Partido Nacional Renovador

António Álvaro Araújo, de 39 anos, é um enfermeiro madeirense que gosta de música e que encabeça a candidatura do Partido Nacional Renovador (PNR), uma força política que concorre pela primeira vez numas eleições legislativas na Madeira.

O candidato nasceu no concelho de Câmara de Lobos e é enfermeiro há quase 15 anos.

Álvaro Araújo candidatou-se pelo Movimento Partido da Terra (MPT) nas autárquicas de 2009 ao concelho de Machico.

Deixou-se cativar pelo projecto do PNR no início deste ano ao aceitar ser o candidato número um da candidatura do partido na região.

Com o 8.º grau de violoncelo do Conservatório de Música da Madeira, a música é uma das suas actividades preferidas tendo sido o trompetista de uma banda regional e professor nesta área.

PLATAFORMA DE CIDADÃO (PPM/PDA)

Miguel Luis Fonseca

Clique para ver perfil

Ex-militante socialista encabeça lista

Miguel Luis Fonseca é um professor de 58 anos e um ex-militante do PS que lidera o projecto da Plataforma de Cidadãos, apoiada pelo PPM e PDA, que concorre às próximas eleições regionais.

Este antigo bancário, que também foi funcionário público, tornou-se militante do PS na Madeira em 1996, mas acabou por se desvincular do partido em 2011, alegando discordâncias da liderança e relativamente ao processo de preparação do acto eleitoral para a escolha dos deputados do parlamento regional nesse ano.

Miguel Luis Fonseca liderou o "Movimento Madeira - Autonomia", um projecto cívico que faz da defesa da autonomia da região um fundamento para a coesão nacional ao nível económico e social, defendendo ainda a criação de um pacto democrático na Madeira que congregue partidos políticos, instituições públicas e privadas. Acabaria por renunciar ao cargo de presidente da direcção desta associação quando formalizou a candidatura a estas eleições regionais.

A leitura é um dos principais passatempos deste candidato que desde a juventude gosta de fazer caminhadas na natureza.

Juntos pelo Povo

Élvio Sousa

Clique para ver perfil

O arqueólogo que iniciou os movimentos de cidadãos na região

Élvio Sousa, o arqueólogo que é presidente da junta de freguesia de Gaula, no concelho de Santa Cruz, encabeça a candidatura do Juntos Pelo Povo (JPP), partido que se estreia nas eleições regionais na Madeira.

Élvio Duarte Martins Sousa tem 41 anos e foi o fundador e principal dinamizador do movimento de cidadãos JPP, que surgiu na freguesia de Gaula, Santa Cruz, em 2009, e acabou por afastar o PSD da presidência do município daquela localidade e de todas as juntas nas últimas autárquicas.

Com o objectivo de estender este projecto político a toda a região, o movimento decidiu tornar-se num partido e tem como cabeça de lista este licenciado em História, mestre em História Regional e Local pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Élvio Duarte Martins é também investigador do Centro de História de Aquém e de Além-Mar da Universidade Nova de Lisboa.

Élvio Sousa tem vários trabalhos de investigação e de arqueologia publicados, tendo recebido o Prémio Europeu na área científica de Arqueologia atribuído pelo 'Council For Kentish Archaeology' no Reino Unido, e é o principal dinamizador do projecto do núcleo museológico do Ribeirinho, em Machico.

Da família do candidato destaca-se o irmão Filipe Sousa, actual presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz, eleito pelo JPP.

MAS

José Carlos Gonçalves Jardim

Clique para ver perfil

Antigo militar da Força Aérea é cabeça de lista do MAS

José Carlos Gonçalves Jardim é um antigo militar da Força Aérea Portuguesa que faz o seu baptismo na política activa encabeçando a candidatura do Movimento Alternativa Socialista (MAS), o qual participa pela primeira vez numas eleições legislativas na Madeira.

Este madeirense com 62 anos cumpriu o serviço militar em Angola, em 1974, e assume-se como um independente, pois não tem filiação partidária e nunca participou em actividades de qualquer força política.

Admitiu no dia a entrega das listas no tribunal da Comarca da Madeira (a 16 de Janeiro) que é familiar [primo legítimo] do presidente cessante do governo madeirense, Alberto João Cardoso Gonçalves Jardim.

Além de militar da Força Aérea Portuguesa, João Carlos Jardim também foi empregado no sector comercial e trabalhou no secretariado do mercado abastecedor em São Martinho, no Funchal.