Entrou no ensino superior?
Consulte aqui

Perto de 45 mil candidatos já conseguiram entrar. É o balanço da 1.ª fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior público. Nestas listas fica a saber qual foi a nota do último colocado em cada curso — se foi um do candidatos e tem uma classificação igual ou superior à que aparece, entrou. Pode ainda pesquisar quantas vagas sobraram para a 2.ª fase do concurso, que decorre entre 11 e 22 de Setembro.

Observações a ter em conta na pesquisa:

1. O grau académico é indicado com a seguinte codificação: L1: ciclo de estudos de licenciatura; MI: ciclo de estudos integrado de mestrado; PM: preparatório de um mestrado integrado (os anos iniciais de um ciclo de estudos integrado de mestrado; estudante que os conclua prossegue os seus estudos na instituição de ensino superior com que a instituição onde frequentou os primeiros anos firmou um protocolo).

2. As vagas: aquelas que foram fixadas pelas instituições de ensino superior e colocadas a concurso na 1.ª fase.

3. Os estudantes colocados são aqueles que, no final das operações do processo de candidatura, foram colocados num determinado curso de uma determinada instituição. Em alguns casos, este número pode ser superior ao número de vagas, em resultado das vagas adicionais criadas para resolver situações de empate ou outras expressamente previstas no regulamento do acesso ao ensino superior.

4. A nota de candidatura é a classificação que é utilizada para a seriação dos candidatos a cada curso em cada instituição de ensino superior. O valor indicado na nota de candidatura do último colocado é o do último estudante da lista ordenada que ingressou naquele curso naquela instituição através do contingente geral. Esta nota é calculada através de uma fórmula que integra duas componentes: a classificação final do curso de ensino secundário e a classificação das provas de ingresso para esse curso nesse estabelecimento. O peso de cada uma das componentes é fixado pela instituição dentro dos intervalos estabelecidos pela lei (classificação final do ensino secundário entre 50 e 65%; classificação da(s) prova(s) de ingresso entre 35 e 50%). A ausência de nota de candidatura do último colocado pelo contingente geral resulta da ausência de colocados neste contingente (embora possam ter sido colocados estudantes nesse par instituição/curso através de contingentes especiais).

5. As vagas sobrantes são as vagas que, no final da 1.ª fase do concurso, não foram ocupadas. Estas vagas serão colocadas a concurso na 2.ª fase, bem como outras, caso de vagas que tendo sido ocupadas nesta 1.ª fase não resultem em matrículas e inscrições, por exemplo. As vagas ocupadas na 1.ª fase do concurso em que não se concretizou a matrícula e inscrição são divulgadas no dia 20 de Setembro no sítio da Internet da Direcção-Geral do Ensino Superior (http://www.dges.mctes.pt).