A dádiva da imigração

A esmagadora maioria dos imigrantes quer o que inúmeras gerações de portugueses quiseram quando tiveram de partir: uma nova oportunidade para uma vida digna.

O relatório da Comissão para a Igualdade e contra a Discriminação Racial (CICDR) de 2021 vale mais pelo que insinua do que pelo que revela em relação a agressões por motivos étnico-raciais. As 408 queixas apresentadas só podem representar uma pequena amostra da violência que todos os dias se comete contra negros, ciganos ou imigrantes. E, entre estes, o relatório confirma um disparo acentuado das queixas apresentadas por brasileiros. Depois da série de episódios de agressões contra esta comunidade, está na hora de os levar muito a sério e exigir não apenas respostas das autoridades, mas também a indignação e o protesto de toda a comunidade.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 68 comentários