Onde preciso de usar máscara? E apresentar o certificado digital?

Outubro traz um regresso à normalidade bem vincado. Pela primeira vez desde o início da pandemia, deixa de ser obrigatório usar máscaras nos restaurantes e pequenos estabelecimentos e passa a ser possível entrar em discotecas e bares com o certificado digital.

Foto
Continua a ser obrigatório usar máscara nos transportes públicos, lares, hospitais, grandes superfícies comerciais e em salas de espectáculos ou eventos Paulo Pimenta

A entrada na terceira, e última, fase de desconfinamento dá forma ao tão esperado regresso à normalidade, com o cair da máscara de protecção individual em alguns espaços e do certificado digital noutros. Os bares e discotecas podem reabrir a partir do dia 1 Outubro, estando a entrada vinculada à apresentação do certificado ou de teste negativo à covid-19. Já em restaurantes, ginásios, estabelecimentos turísticos e alojamento, ele deixa de ser necessário. A máscara passa, então, a ser obrigatória apenas em locais onde esteja população de maior risco, como o caso de lares ou hospitais; locais com grande afluência populacional, como as grande superfícies comerciais; e locais onde as pessoas permanecem durante longos períodos de tempo, como as salas de espectáculo ou as salas de aula. 

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 21 comentários