WhatsApp vai permitir trocar mensagens com outras aplicações como o Telegram

Idade mínima de utilização da aplicação de troca de mensagens também foi alterada dos 16 para os 13 anos.

Foto
Alterações foram adoptadas em resposta ao regulamento dos serviços digitais e o regulamento dos mercados digitais REUTERS/Dado Ruvic
Ouça este artigo
00:00
02:04

A partir desta quinta-feira, vai ser possível trocar mensagens entre o WhatsApp e outras aplicações semelhantes, como o Telegram. A mudança no serviço da plataforma foi adoptada em resposta a dois regulamentos da União Europeia (UE) – o regulamento dos serviços digitais e o regulamento dos mercados digitais. A informação foi avançada na página de Perguntas e Respostas da plataforma da Meta.

Apesar da implementação da interoperabilidade, a Meta sublinhou em Março que tinha trabalhado com a Comissão Europeia nos últimos dois anos para garantir o cumprimento de requisitos legais e a maximização da segurança dos utilizadores. Na mesma linha, o WhatsApp garante: “Como sempre, as suas mensagens e chamadas pessoas permanecem encriptadas ponto a ponto. Ninguém, nem mesmo o WhatsApp, pode ler ou ouvi-las.”

A idade mínima para utilizar o WhatsApp na Europa também vai ser alterada, dos 16 para os 13 anos. Em 2018, a plataforma tinha alterado a idade mínima de utilização da plataforma no sentido inverso: dos 13 para os 16 anos.

O regulamento dos mercados digitais foi criado com o objectivo de garantir “condições de concorrência equitativas” para empresas digitais, independentemente do seu tamanho. Na prática, foram definidas regras direccionadas às gigantes digitais (ou “controladores de acesso”, como denomina o site do Conselho Europeu) para que estas não tenham uma posição marcadamente dominante no mercado. A Comissão Europeia designou seis controladores de acesso: Alphabet, Amazon, Apple, ByteDance, Meta e Microsoft.

Caso uma das empresas não cumpra as regras impostas pelo regulamento, pode ter de pagar uma coima “que pode ir até 10% do volume de negócios total a nível mundial”, detalha o Conselho Europeu. Se for reincidente, o valor da coima pode duplicar. Caso haja três violações das regras em oito anos, pode ser aberta uma investigação ou impostas “medidas correctivas comportamentais ou estruturais”.

Já o regulamento dos serviços digitais foi definido com o objectivo de garantir um ambiente online mais seguro para utilizadores e empresas.

Sugerir correcção
Comentar