Especial aniversário
Portugal: o lado bom



PÚBLICO 27 anos
A “velha economia” sobreviveu e está em estado de graça
No princípio da era europeia, o calçado, a têxtil, a cortiça e a agricultura eram patinhos feios. Sectores arcaicos, diziam. Inviáveis, notavam. Condenados, garantiam. Ninguém acreditava que os empresários das anedotas com amantes e carros de luxo dessem a volta à globalização e ao euro. Deram e tor
PÚBLICO 27 anos
Retalhos da vida de uma aldeia deste e de outros tempos
Monsanto, no município de Idanha-a-Nova, um dos mais envelhecidos do país, voltou a ter 1.º ciclo no ensino básico. A aldeia histórica resiste e aposta no turismo.
PÚBLICO 27 anos
Que ciência há no queijo do Pico, numa azeitona ou no chícharo?
Aviso: Este texto pode abrir-lhe o apetite. Vamos falar de queijos, de broa de Avintes, de alheiras, de azeitonas, de chícharo, a lista não tem fim e dava para um refeição completa com entradas, prato principal e sobremesa. Servida por cientistas.
PÚBLICO 27 anos
Soprar as velas, celebrar o PÚBLICO
O seu PÚBLICO faz 27 anos. Decidimos fazer como os mais novos: ir para debaixo de uma mesa, trincar as velas e pedir desejos. Com o M.E.C.
PÚBLICO 27 anos
Mudar o mundo, um pão de cada vez
Tem 21 anos e é um rapaz de convicções. Diogo Amorim, que abriu em Lisboa a padaria Gleba, faz um pão artesanal, com cereais antigos e fermentação natural. O pão que se come hoje em Portugal é fraco, diz, e defende que o que nos distingue de outros países é, sem dúvida, a broa de milho.
PÚBLICO 27 anos
A (re) construção da figura do emigrante
Está em mudança a forma como os portugueses residentes no estrangeiro e os portugueses residentes em Portugal se encaram. Já não há os choques de outros tempos.
Portugal é isto (em 27 imagens)
Neste 27.º aniversário, pedimos aos fotojornalistas do PÚBLICO para seleccionarem 27 imagens que representem Portugal.
PÚBLICO 27 anos
Portugal biológico: A rã que come a lesma que come a couve
Os números confirmam: a agricultura biológica atrai cada vez mais pessoas. Mas na Quinta dos Sete Nomes está-se “um passo à frente”. Ali, produz-se em permacultura e o objectivo é “fechar ciclos de auto-suficiência”. Mas ninguém quer viver numa bolha. Há uma rede com vários fios. Fomos segui-los.
PÚBLICO 27 anos
Muito do melhor jazz do mundo vem de um quintal na Parede
Fundada em 2001, quando a venda de discos já vinha por aí abaixo, uma pequena editora portuguesa dedicada ao jazz contemporâneo tornou-se uma das mais importantes no mundo. Hoje, a Clean Feed leva mais de quatro centenas de discos publicados.
PÚBLICO 27 anos
“Vai ser impossível viver aqui quatro anos.” Ryszard Hoppe estava enganado!
O seleccionador nacional de canoagem chegou pela primeira vez a Portugal há 23 anos e fixou-se há 12 em Montemor-o-Velho. Por enquanto, ainda quer evitar o regresso à Polónia natal.
PÚBLICO 27 anos
Conhecer Portugal na palma da mão
Esteja de visita, de regresso, a querer guardar memórias antes de partir, ou numa simples escapadinha de fim de semana, há aplicações que o podem ajudar a ver o país com outros olhos.
PÚBLICO 27 anos
“Nós somos enormes!”
Tinham um trabalho estável no estrangeiro, e decidiram largar tudo para regressar a Portugal. E o tudo é, algumas vezes, carreiras em empresas como o Facebook ou o Spotify. Não é só por entenderem que aqui há mais sol ou porque começaram a ter filhos e é melhor ter avós por perto. É sobretudo porque Portugal é um país em que vale a pena apostar.
"Portugal é o melhor naco da Europa"
No 27.º aniversário do PÚBLICO, Miguel Esteves Cardoso é director por um dia, numa edição especial sobre o "lado bom" de Portugal.