Ecosfera

Morcegos

Imagens captadas em grutas na nascente do rio Alviela

Um observatório para ver milhares de morcegos

Gruta do Alviela concentra morcegos de 12 espécies diferentes.

Morcego-de-ferradura (Rhinolophus sp.) Olimpio Martins

O Observatório dos Morcegos Cavernícolas do Centro Ciência Viva do Alviela é um projecto pioneiro em Portugal, com o objectivo de apoiar a investigação científica sobre os quirópteros e promover a sua valorização e a sensibilização para a sua conservação.

Inaugurado em 2003, foi único na Europa até meados de 2006. Está centrado nas grutas do Alviela, um dos mais importantes abrigos de maternidade de morcegos cavernícolas do país.

O Observatório dos Morcegos Cavernícolas está equipado com um sistema de videovigilância de visão noturna de alta resolução, contando com quatro postos de observação permanente. As quatro câmaras de infravermelhos estão na Lapa da Canada, um sistema de grutas com várias centenas de metros de galerias, localizada junto à nascente do rio Alviela

O abrigo onde os postos de observação estão colocados é habitualmente utilizado por milhares de indivíduos de diferentes espécies que aí se deslocam durante o período de maternidade, de Abril a Setembro. Nessa altura do ano, a gruta alberga mais de 5000 morcegos, de 12 espécies diferentes, nove delas classificadas como “ameaçadas” no Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal. 

Este projecto resultou de uma parceria entre a Câmara Municipal de Alcanena e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, sendo a concepção técnica da responsabilidade da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria.

Em 2008 a Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN) instalou no local a tecnologia necessária para que as imagens do interior da gruta pudessem ser transmitidas através de Internet, através de uma página especial da edição online do PÚBLICO.

Mais sobre os morcegos do Alviela aqui.