Colégio eleitoral confirma vitória de Trump

Candidato republicano foi escolhido pela maioria dos Grandes Eleitores, avançam os meios de comunicação social norte-americanos.

AFP/Mark Makela

A maioria dos membros do colégio eleitoral dos Estados Unidos decidiu, nesta segunda-feira, confirmar a eleição do empresário Donald Trump à Presidência dos EUA.

"Parabéns a Donald Trump, oficialmente eleito presidente dos Estados Unidos hoje pelo Colégio Eleitoral", escreveu o vice-presidente eleito Mike Pence no Twitter. 

Pouco depois, o vice-presidente dava conta, na mesma rede social, da sua própria eleição.

Esta segunda-feira é o dia em que se decidiram as eleições norte-americanas: as 538 pessoas que formavam o colégio eleitoral reuniram-se, nos seus estados, para determinar quem seria o próximo Presidente dos Estados Unidos. A decisão só deveria ser conhecida no próximo dia 6 de Janeiro, mas a informação da confirmação de Trump na Casa Branca começou a circular pouco depois das 22h em Portugal continental. Trump conseguiu os 270 votos necessários para ser eleito.

Pouco depois, o presidente eleito reagia dizendo, segundo a AFP, que se trata de uma "vitória histórica e esmagadora" e que a sua eleição só foi possível graças a um verdadeiro "movimento de milhões de homens e mulheres em todo o país". 

Na rede social Twitter, o empresário agradeceu a quem votou nele e criticou os meios de comunicação social.

 

 

Sugerir correcção
Ler 2 comentários