As viagens polémicas dos políticos: de Soares em cima de uma tartaruga a Costa ao lado de Orbán

Antes de Costa ir à Hungria, muitas outras viagens de políticos causaram polémica, desde Soares visitar um “amigo” fugido da justiça em Tunes ou Cavaco “desviar” um voo da TAP para Salvador da Bahia.

Foto
Mário Soares na sua visita às Seychelles João Trindade/LUSA
Ouça este artigo
--:--
--:--

Na política raramente há primeiras vezes. Não é, por isso, inédito que uma figura de Estado faça uma viagem e esta se torne controversa, como aconteceu a António Costa com a sua paragem em Budapeste. Não precisamos de recuar mais do que 30 anos para encontrar pelo menos outras sete viagens de políticos portugueses que ficaram enredadas em polémica. Umas envolvendo Presidentes da República e tartarugas gigantes, outras denunciando primeiros-ministros e cigarros proibidos; umas resultando em demissões, outras quase. A mais recente polémica antes da de Costa e Orbán — o Galpgate — obrigou mesmo o Governo a criar um código de conduta sobre como proceder quanto a convites.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 8 comentários