Foi bonita a festa, pá
Homens e mulheres, de diferentes gerações e disciplinas, de esquerda e de direita, falam sobre evolução do país nos últimos 40 anos.
Homens e mulheres, de diferentes gerações e disciplinas, de esquerda e de direita, falam sobre evolução do país nos últimos 40 anos.
Alfredo Cunha tinha 20 anos e era fotógrafo em início de vida. Adelino Gomes tinha 29 e estava proibido pelo regime de trabalhar para a Renascença. Passaram o 25 de Abril de 1974 ao lado um do outro, na rua, sem se conhecerem.
Um momento marcante numa conferência sobre o 25 de Abril.
Robert Fishman é sociólogo e cientista político norte-americano que estuda a democracia em Portugal e Espanha.
Kenneth Maxwell é um historiador britânico especialista em História da Península Ibérica.
Durante anos olhámos o momento-chave da revolução a partir da rua. Agora, entrámos no Quartel do Carmo. A história também está lá dentro.
Mário Soares, Lula da Silva e Dominique Pouchin olharam para o 25 de Abril visto de fora.
A revolução de 1974 trouxe consigo uma série de slogans e palavras de ordem que ficaram para sempre associados ao 25 de Abril e ao PREC - e que, nalguns casos, continuam a ser utilizados nos dias de hoje. São essas frases, incritas em paredes, cartazes e faixas, que estes documentos do Centro de Documentação 25 de Abril da Universidade de Coimbra evocam.
São cartazes, panfletos, flyers e imagens de propaganda dos partidos políticos que foram símbolos da Revolução. Hoje, 46 anos depois, permitem dois níveis de leitura: o das mensagens e o da iconografia da época. Os ícones aqui reproduzidos fazem parte da colecção do Centro de Documentação 25 de Abril.