R2, ou quando os realizadores italianos e franceses se misturam com a cena do surf e do skate

Lizá Defossez Ramalho (França) e Artur Rebelo (Porto) são inseparáveis desde que se licenciaram em Design da Comunicação, em Belas Artes, no Porto. Não é por acaso que uniram apelidos e escolheram o nome R2 para o estúdio de design que acabariam por fundar em conjunto em 1995, e no qual desenvolveram um vasto portefólio, reconhecido através de uma série de distinções e prémios nacionais e internacionais, como os European Design Awards (ED-Awards), onde foram galardoados em 2011,  2012 e 2014 com o prémio principal "Agência Europeia de Design 2014". 

Defensores de uma abordagem ao design na qual cada projecto é analisado pela sua singularidade, vêem a desconstrução do problema e o desafio do programa de design como parte da metodologia específica para cada projecto. Um trabalho construído em diálogo permanente entre Lizá e Artur, que valorizam o debate de ideias até à exaustão, "uma obsessão, uma paixão e um rigor que os unem" (r2design.pt). 

Multidisciplinares, com projectos criados para clientes nacionais e estrangeiros como o Museu Colecção Berardo, o Museu Serralves, a Fundação Calouste Gulbenkian, Eduardo Souto Moura ou a revista americana Esquire Magazine, Lizá e Artur são também professores do curso de Design e Multimédia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. 

Conheçam aqui um pouco melhor o seu percurso, num curto documentário que revela as personalidades criativas e a linguagem visual forte da dupla que compõe um dos ateliers de design com mais reconhecimento da Europa nos dias de hoje. 

Comentários

Os comentários a este artigo estão fechados. Saiba porquê.