Especial 25 de Novembro: Foi-se o medo, a incerteza e o sonho A 25 de Novembro de 1975, Portugal viveu um momento definidor. Chegou-se a temer a guerra civil. A democracia liberal triunfou, mas esse tempo deixou marcas.
Madrid temia sequestro dos seus diplomatas em Lisboa Em 1975, altos funcionários da delegação diplomática de Espanha são fotografados e dispersam-se por casas não referenciadas no fim-de-semana dos ataques.
O caso do quartel onde ia tudo a votos Durante vários dias, em Outubro de 1975, a sede do Regimento de Artilharia da Serra do Pilar (RASP), em V. N. de Gaia, foi ocupada por soldados de várias unidades e esteve nas mãos de uma Comissão de Luta que aboliu a hierarquia e impôs a democracia directa na vida do quartel.
Quando o PS desceu à rua 1.º de Maio de 1975. PCP e Intersindical tentam por duas vezes impedir os socialistas de participar nas celebrações. À segunda, conseguem. Nesse dia, separam-se águas na esquerda portuguesa.
O dia em que os discos do Zeca ficaram para trás Leonete Botelho, editora de política do PÚBLICO, tinha nove anos quando a família foi obrigada a deixar Angola. Conta os tempos de tensão que puseram fim à sua infância.
No tempo em que os militares faziam a reforma agrária Nas primeiras horas de uma manhã do Verão Quente de 1975, um grupo de homens acantonou-se numa herdade no Alentejo e envolveu-se numa troca de tiros com trabalhadores que se preparavam para a ocupar. Horas mais tarde, o exército tornava claro que a resistência à reforma agrária era fútil e perigosa.
Personagens de Ficção Debate histórico Costa e Jerónimo : Olhe que talvez, olhe que talvez… Por Rui Cardoso Martins
Crónica Urbana Rua do Breiner, Porto : Memória liberal no centro da cidade Por Patrícia Carvalho (Texto) e Mário Bismarck (Ilustração)