Receita

Cataplana de litão com algas da ria

O litão

O Litão é o “bacalhau dos pobres” da zona de Olhão no Sotavento Algarvio. O Litão ou Leitão (Pristiurus melastomus) é um pequeno tubarão parecido com a patarroxa que se distribui pelo Mediterrâneo, e Atlântico Oriental, desde as ilhas Faroe ao Sul do Senegal, incluindo os arquipélagos da Madeira e Canárias.

Em inglês denomina-se blackmouth catshark, em francês chien espagnol, e em espanhol, pintarroja bocanegra. É uma espécie de profundidade que se pesca por arrasto do fundo ou com aparelhos de anzol, entre os 200 e os 500 ou mais metros.

O litão é geralmente escalado, salgado e seco ao sol sendo depois guardado alguns meses até ser consumido. A pele seca, por ser muito abrasiva, era antigamente utilizada para lixa. Antes de ser consumido tem de ser demolhado durante cerca de 1 dia, sendo cozinhado como se de bacalhau se tratasse, em caldeirada, feijoada ou até na cataplana.

O consumo de litão está indelévelmente ligado à cidade de Olhão e à sua fortíssima tradição piscatorial. Reza a história que o litão sempre chegou com abundância às docas do porto de pesca e que nunca lhe foi atribuido grande valor comercial mas que, como pode ser conservado por secagem para consumo posterior, os olhanenses mais pobres começaram a utilizá-lo para os momentos de escassez, geralmente no Inverno, e sobretudo na consoada, em substituição do bacalhau. É pois assim que na praça de Olhão a procura de litão aumenta muito nos dias que antecedem a Consoada tornando-o assim um manjar mais caro que o bacalhau podendo atingir os 60euros por quilo.

Como diz o nosso Toni Coelho, “Natal sem Litão não é Natal…”

Chef André Magalhães

Receita

Ingredientes

4 pessoas

500 gr. de Litão
200 gr. de Algas da Ria
(esparguete do mar, alface do mar, nori ou porphyra)
1 cebola e 3 dentes de alho
1 tomate coração de boi grande
1 pimento vermelho assado
3 batatas médias
2 dl de azeite
2 dl de vinho branco
1 colher de sopa de Açafroa dos Açores
2 colheres de sopa de flôr de sal
1 malagueta (gindungo)

Preparação

Demolha-se o litão num alguidar grande durante oito horas trocando a água pelo menos uma vez.
Corta-se em postinhas de cerca de três dedos de largura. 
Salga-se com um pouco de flôr de sal.
Numa cataplana, refoga-se a cebola cortada em pluma com duas colheres de sopa de azeite, junta-se os dentes de alho esmagados, a malagueta inteira e pouco depois um terço das algas. Espalha-se um terço do litão sobre as algas e cobre-se com uma camada de batatas cortadas em rodelas finas. Coloca-se o tomate cortado em rodelas, mais uma camada de algas, mais litão, e o pimento assado. Uma última camada de batatas em rodelas, algas e litão. Polvilha-se com a açafroa, tempera-se de flôr de  sal, rega-se com o vinho branco e com o restante azeite. Tapa-se a cataplana e cozinha-se em fogo médio durante cerca de quinze minutos. Deixa-se repousar cinco minutos, leva-se a cataplana à mesa e serve-se de imediato.

Chef André Magalhães
Local: Olhão/Ria Formosa
Região: Algarve
Receita inspirada nos ensinamentos de Toni Coelho

Azeite Galega
Vinho Verdelho

Direcção Artística:
Tiago Pereira
Consultoria:
André Magalhães
Esporão:
Filipe Caetano, Catarina Santos, Afonso Sousa e António Roquette

Sugira uma receita:

Comentários

Os comentários a este artigo estão fechados. Saiba porquê.