Até quinta-feira, o Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA) conseguiu 647.785,70 na campanha para comprar o quadro Adoração dos Magos, de Domingos Sequeira, mais do que o necessário. Mas até 30 de Abril, último dia da operação inédita, continuará a receber as contribuições em processamento.
A partir de agora, já não é possível fazê-lo através do site sequeira.publico.pt. As opções são a transferência bancária, o multibanco ou presencialmente, no MNAA, na caixa de contribuições que desde o início desta campanha foi instalada ao lado do quadro no museu.
Serão ainda necessários vários dias depois de 30 Abril para fechar as contas da campanha “Vamos Pôr o Sequeira no Lugar Certo”. O MNAA irá utilizar o dinheiro remanescente para comprar outra obra de arte para o acervo do museu. O director António Filipe Pimentel esclareceu que a futura obra terá expressa indicação da proveniência da verba.
A campanha conseguiu a 27 de Abril, três dias antes do prazo, ultrapassar os 600 mil euros necessários para comprar o quadro para o MNAA, actualmente nas mãos de privados. No último dia, entrou uma grande contribuição da Fundação da Casa de Bragança (35 mil euros), além das doações da Fundação Belmiro de Azevedo (dez mil euros) e contributos de várias empresas e escolas, incluindo o Agrupamento Domingos Sequeira, de Leiria.
Esta campanha inédita de angariação de fundos foi lançada em Outubro e tem como parceiros principais o PÚBLICO, a agência de publicidade Fuel, a RTP e a Fundação Millennium BCP.
Comentários