A campanha publicitária criada pela Fuel para mobilizar os portugueses a contribuírem com seis cêntimos para a compra de um quadro de Domingos Sequeira ganhou na noite de quinta-feira o Grande Prémio 2016 dos Prémios Eficácia, os mais prestigiados da área da publicidade e marketing em Portugal.
Em seis meses, o quadro Adoração dos Magos foi comprado ao seu proprietário privado e integra hoje o espólio do Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), em Lisboa. O quadro custou 600 mil euros e a campanha "Vamos pôr o Sequeira no Lugar Certo" fez com que o museu angariasse até mais do que o valor necessário. Contribuíram para a compra mais de 15 mil portugueses, incluindo empresas, mas sobretudo cidadãos individuais. O museu já comprou um segundo quadro com os quase 100 mil euros extra doados.
O auditório da Reitoria da Universidade Nova de Lisboa, onde decorreu a 12.ª grande gala dos Prémios Eficácia, esteve totalmente cheio, com pessoas em pé e sentadas nas escadas, que durante mais de duas horas aplaudiram os dezenas de premiados.
Tanto os anunciantes como as agências valorizam os Prémios Eficácia por causa da combinação de critérios exigidos a concurso, desde a métrica da eficácia, ao grau de dificuldade, passando pela demonstração dos resultados das campanhas, a criatividade e a inovação.
A campanha "Vamos pôr o Sequeira no Lugar Certo" foi uma iniciativa do MNAA e do PÚBLICO, e teve como parceiros a Fuel, a RTP, a Fundação Millenium BCP e o Grupo de Amigos do MNAA, tendo todos participado no projecto pro-bono durante um ano.
Para além do Grande Prémio, o mais importante da noite, anunciado apenas no fim da gala, a campanha sobre o quadro de Sequeira ganhou o prémio de ouro nas categorias de responsabilidade social; envolvimento de comunidades, e restantes serviços e administração pública.
Os Prémios Eficácia são organizados pela Associação Portuguesa de Anunciantes e pelo grupo de consultores GC e têm como objectivo promover e reconhecer a "excelência na comunicação" e a sua "capacidade de ajudar a atingir os objectivos das empresas", para além de sublinhar a importância da comunicação como "ferramenta fundamental". Estes são também os únicos galardões em Portugal que se centram nos resultados conseguidos.
Esta foi a primeira vez que em Portugal se fez uma campanha desta dimensão para comprar uma obra de arte para um museu público.
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