Vamos colocar este Sequeira no lugar certo

Angariação para compra de quadro de Domingos Sequeira soma 130 mil euros

A campanha de angariação de fundos para comprar a tela A Adoração dos Magos, do pintor português Domingos António Sequeira (1768-1837), recolheu até esta segunda-feira cerca de 130 mil euros, segundo a organização.

Contactada pela agência Lusa, a propósito do leilão de 27 réplicas de pinturas - que rendeu 33.290 euros - fonte do Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA) indicou que esse valor, adicionado à angariação que está a decorrer desde Novembro do ano passado, "está muito próxima dos 130 mil euros".

A campanha Vamos pôr o Sequeira no Lugar Certo tem como objectivo ajudar o museu a adquirir a privados, por 600 mil euros, a obra de Domingos Sequeira pintada em 1828, da qual o MNAA possui o desenho final e vários preparatórios.

A tela de grandes dimensões faz parte da série "Palmela" - com quatro pinturas religiosas - e o museu possui, na sua colecção, os desenhos de estudo preparatórios de todas elas, mas não os respectivos óleos.

Em Portugal, a iniciativa é inédita, mas habitual em países como os Estados Unidos, França ou Reino Unido, onde a primeira campanha no género foi feita em 1906.

Há dois anos, o Louvre, em Paris, um dos museus mais visitados do mundo, recorreu a uma campanha pública de angariação para financiar a restauração de uma das suas obras mais importantes, a escultura Vitória de Samotrácia, datada de 190 antes de Cristo.

O MNAA tem no seu acervo cerca de 30 obras em pintura e desenho de Domingos Sequeira, cujo trabalho realizado nas primeiras décadas do século XIX se encontrava no "umbral da modernidade", entre o Classicismo e o Romantismo, de um modo similar a Francisco de Goya, seu contemporâneo na cultura espanhola.

Devido ao seu talento, Domingos Sequeira conseguiu protecção aristocrática e uma bolsa para se aperfeiçoar em Roma, onde privou com vários mestres e conquistou prémios académicos.

Para divulgar a campanha, o museu reuniu informação em sequeira.publico.pt. As doações podem ser feitas em patrocinar.publico.pt, sendo possível escolher os pixels que cada um ajuda a adquirir.

Em Dezembro passado, a Associação Nacional dos Municípios Portugueses (ANMP) e a Associação Nacional de Freguesias (Anafre) fizeram um apelo à participação das autarquias na angariação de fundos, para que o museu adquira A Adoração dos Magos, de Domingos Sequeira.

Comentários

Os comentários a este artigo estão fechados. Saiba porquê.