Vamos colocar este Sequeira no lugar certo

Campanha para a compra da Adoração de Sequeira reúne quase 750 mil euros

O Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA) precisava de 600 mil euros para comprar a um privado a pintura Adoração dos Magos, uma das mais significativas no percurso do importante pintor português Domingos Sequeira, e, para isso, lançou em finais de Outubro do ano passado uma campanha de angariação de fundos que tinha a ambição de envolver todos os portugueses, cidadãos e empresas. Seis meses depois, a 27 de Abril, atingiu o objectivo e esta quarta-feira deu por encerrada a operação “Vamos Pôr o Sequeira no Lugar Certo”, anunciando em comunicado que tinha reunido 745.623 euros. Mais 145 mil euros do que o necessário, portanto.

“No espírito do regulamento”, lê-se no comunicado que o museu fez chegar às redacções, “o montante excedente será utilizado na aquisição de outra obra de arte, de valor correspondente e no pleno respeito pela política de incorporações do MNAA”. O PÚBLICO procurou saber junto do director do museu se já há alguma obra em vista, mas até ao momento não foi possível entrar em contacto com António Filipe Pimentel.

Os números finais desta angariação de fundos que envolveu milhares de particulares e centenas de empresas, escolas, fundações e outras entidades e que tinha a duração estimada de seis meses só agora foram divulgados porque “os últimos donativos, que estavam já previstos, acabam de dar entrada na conta da campanha”, explicou Paula Brito, responsável pela comunicação de Arte Antiga.

A pintura, que faz parte de um conjunto de quatro conhecido como a “série Palmela” e dedicado à vida de Cristo, foi executado na fase final de Sequeira (1768-1837), quando o artista residia já em Roma, cidade onde morreu e foi sepultado. As quatro pinturas da série foram compradas por D. Pedro de Sousa Holstein, duque de Palmela, à filha do artista, em 1845, e estão ainda hoje nas mãos dos seus descendentes (estiveram todas no MNAA na última exposição ali dedicada ao artista, em 1997), à excepção da Adoração.

A tela está agora em fase final de restauro e em breve ocupará o lugar que lhe foi destinado na nova galeria de pintura e escultura portuguesas que Arte Antiga deverá inaugurar a 14 de Julho.

Na campanha “Vamos Pôr o Sequeira no Lugar Certo” o MNAA teve como principais parceiros o PÚBLICO, a RTP, a agência de publicidade Fuel e a Fundação Millennium BCP.

Comentários

Os comentários a este artigo estão fechados. Saiba porquê.