Vamos colocar este Sequeira no lugar certo

Faltam 557 mil euros para “pôr o Sequeira no lugar certo”

A campanha é inédita e os portugueses (e não só) parecem estar muito curiosos: 1996 já se tornaram patrocinadores, entre 1968 particulares e 28 empresas.

O Museu Nacional de Arte Antiga lançou no dia 27 de Outubro uma operação de angariação de fundos destinada a motivar instituições, empresas e cidadãos para a compra da Adoração dos Magos, de Domingos Sequeira, que é por muitos considerada uma obra-prima da pintura portuguesa do século XIX.

Muitos foram já os que aderiram a esta iniciativa, que é também do PÚBLICO, da Direcção-Geral do Património Cultural e do próprio Governo. Na primeira semana, e segundo dados do Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), as contribuições ultrapassaram os 43 mil euros - exactamente 43.117, 86 euros -, o que corresponde a 7% do valor total da obra.

A campanha “Vamos pôr o Sequeira no Lugar Certo”, destinada a durar seis meses, tem por objectivo reunir 600 mil euros, o montante pelo qual a obra, que neste momento pertence a um dos descendentes do primeiro duque de Palmela, está à venda. O seu proprietário, que prefere manter-se anónimo, fixou o preço tendo por referência o valor pelo qual a pintura foi segurada à data da última exposição que integrou, a dedicada a D. João VI, no Palácio Nacional de Ajuda, em 1999.

As contribuições, que podem ser feitas directamente no museu, na página sequeira.publico.pt ou por transferência bancária através do NIB 0033-0000-45468532333-05, destinam-se a adquirir pixel a pixel esta pintura que o artista faz já em fim-de-vida, quando se tinha fixado pela segunda vez em Roma. Na página na Internet, a pintura foi dividida em 10 milhões e 800 mil pixels, tendo sido comprados na primeira semana 718.631. A diferença em relação aos números do próprio site “Vamos pôr o Sequeira no Lugar Certo” (sexta-feira à tarde registava 586.453 pixéis) deve-se ao tempo necessário que as ordens de pagamente levam a ser aprovadas pelo sistema bancário.

“Queremos mostrar que os museus portugueses estão preparados para fazer a sua parte no que toca a procurar financiamento para compras importantes”, disse ao PÚBLICO dias antes do lançamento do projecto o director do MNAA, António Filipe Pimentel, apelando ao esforço de todos para que a Adoração ocupe rapidamente o lugar que lhe está destinado nas galerias de pintura portuguesa do museu, “a sua casa natural”. Isto porque, lembrou ainda, Domingos Sequeira é o artista mais representado na colecção do museu, que inclui já 760 dos seus desenhos, mais de metade dos que se conhecem hoje, e 45 pinturas, embora 23 sejam esboços mais ou menos acabados.

A Adoração dos Magos faz parte de um conjunto de quatro pinturas sobre a vida de Cristo que Domingos Sequeira, um dos mais importantes artistas do século XIX português, realizou nos últimos anos de actividade e que, por isso, ficaram conhecidas como o seu “testamento”. Nelas o pintor mostra toda a sua mestria e vontade de experimentar. “[A Adoração] é um epílogo natural para a história da pintura antiga portuguesa que começamos a contar um pouco antes dos Painéis de S. Vicente. E porquê? Porque ela vem do passado mas está à procura de algo que é inteiramente novo”, disse a seu respeito Alexandra Gomes Markl, conservadora de desenho do MNAA e autora de uma tese de doutoramento sobre o artista.

Este campanha de angariação de fundos, a  primeira que se faz em Portugal com esta dimensão institucional e com recurso a publicidade em formato e suportes tradicionais, tem ainda como parceiros a agência de publicidade Fuel, a Fundação Millenium BCP e a RTP.

 

 

 

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