Vamos colocar este Sequeira no lugar certo

Município de Cantanhede patrocina o Sequeira

“Vamos pôr o Sequeira no lugar certo”, pediu o Museu Nacional de Arte Antiga, na campanha de angariação de fundos para levar Adoração dos Magos, do pintor Domingos de Sequeira, para as paredes do museu. E a Câmara Municipal de Cantanhede assentiu – o município vai doar 2.195,70 euros ao GAMNAA – Grupo dos Amigos do Museu Nacional de Arte Antiga, um valor que corresponde à população total de Cantanhede e a seis cêntimos por habitante.

Foi João Moura, o autarca de Cantanhede, que lançou a proposta, aprovada por unanimidade na Câmara. Em comunicado, João Moura justifica que quis responder a uma “necessidade de reforçar a mobilização dos cidadãos e das organizações públicas e privadas em torno de uma causa de indiscutível interesse cultural para o país, pois cria condições para todos os portugueses poderem beneficiar de um valioso património”.

O presidente da Câmara de Cantanhede defende que os municípios devem apoiar a aquisição da obra Adoração dos Magos, de Domingos Sequeira, à venda por 600 mil euros, para “proporcionar ao Museu Nacional de Arte Antiga os meios de que não dispõe nesta altura para comprar um bem patrimonial amplamente reconhecido como estruturante para o seu importante acervo cultural e artístico, evitando assim a sua saída do país”. Refere, também, que o apoio reflecte as responsabilidades das autarquias quanto à “preservação do património nacional”.

João Moura explica que "o montante que o Município de Cantanhede destina à criação do fundo para a compra da pintura de Domingos António de Sequeira corresponde a 0,06 euros por habitante do concelho". A autarquia garante, dessa forma, o contributo de todos os habitantes do concelho.

No mesmo comunicado, o autarca diz ainda esperar que a iniciativa seja um estímulo para que também outras autarquias e entidades contribuam para a campanha, “de modo a que, o mais rapidamente possível, se constitua o fundo que permita manter a obra no país em condições de poder ser apreciada por todos os portugueses”.

A campanha de angariação de fundos, que foi lançada a 27 de Outubro e tem sido apoiada por particulares e empresas, é uma iniciativa do MNAA, do PÚBLICO, da Direcção-Geral do Património Cultural e do Estado e conta com o apoio da agência de publicidade Fuel, da Fundação Millenium BCP e da RTP.

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