Terceira: Um retrato da tradição do vinho nos Biscoitos

Inaugurado em 1990 para celebrar o centenário da Casa Agrícola Brum, este museu particular conta não só o passado desta família produtora de vinho (a empresa é actualmente administrada pela quinta geração) como, e principalmente, toda a história da produção vitivinícola da freguesia dos Biscoitos, única região de vinhos demarcada na ilha Terceira.

A visita começa cá fora, entre os diferentes pátios onde encontramos antigos lagares e prensas em pedra, duas casas típicas da região e uma inusitada torre fortificada do século XVIII. Ali próximo, várias curraletas exemplificam como as cepas são cultivadas na região, dentro de pequenas divisões de pedra basáltica para as proteger dos ventos salgados e sobre chão da mesma rocha que, no Verão, aquece, ajudando na maturação das uvas brancas Verdelho. Ao lado, um campo ampelográfico revela as 23 castas utilizadas em toda a ilha ao longo dos anos.

No primeiro andar do edifício principal fica a sala etnográfica, onde estão expostos vários utensílios utilizados antigamente nos trabalhos na vinha e na produção de vinho (incluindo um carro de bois, uma prensa manual, um lavador de garrafas ou uma corda feita com tendões de baleia, por exemplo), assim como documentação ligada à história da família.

O museu fica na Canada do Caldeiro e inclui ainda visita à antiga adega e destilaria e à renovada sala de engarrafamento, terminando na sala de provas.

Museu do Vinho dos Biscoitos
Canada do Caldeira, 3 – Biscoitos
Tel.: 965 667 324
E-mail: casa.agricola.brum@gmail.com
Facebook: casa.agricola.brum
Horário: de Maio a Setembro – terça a domingo, das 10 às 11h e das 13h30 às 17h30; de Outubro a Abril – terça a sábado, das 13h às 16h
Preço: Entrada gratuita

PUB PUB

Comentários

Os comentários a este artigo estão fechados. Saiba porquê.
Nuno Ferreira Santos