Criada em 20 de Março de 1916, por iniciativa de um grupo de mulheres lideradas por Elzira Dantas Machado, a Cruzada das Mulheres Portuguesas desempenhou um papel central na assistência moral e material aos militares mobilizados, às suas famílias e aos prisioneiros de guerra portugueses, para além de assegurar assistência hospitalar nas frentes interna e europeia, pela organização de estabelecimentos como o Instituto Clínico. Contou com vários núcleos locais, nas principais cidades e vilas da metrópole e das colónias.
FICHA TÉCNICA A série de suplementos sobre a Primeira Guerra Mundial é financiado no âmbito do projecto PÚBLICO+ e tem o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian. Foi realizado com o apoio científico do historiador Miguel Bandeira Jerónimo. As fotografias de primeira página são publicadas graças a uma parceria com o Arquivo Municipal de Lisboa e o Centro Português de Fotografia e uma colaboração com o Arquivo Histórico Militar e a Liga dos Combatentes. Outras imagens históricas gentilmente cedidas pela colecção Portugal e a Grande Guerra, actualmente à venda com o PÚBLICO.
FICHA TÉCNICA DOS CONTEÚDOS HISTÓRICOS (Citações, "Há 100 anos", "Lugares", "Objectos", "Memórias de Família") é uma parceria entre o PÚBLICO e o Instituto de História Contemporânea - www.portugal1914.org (Maria Fernanda Rollo, Ana Carina Azevedo, Ana Dâmaso, Ana Paula Pires, Ângela Salgueiro, Carlos Silveira, Eunice Relvas, Fátima Mariano, João Moreira Tavares, José Luís Assis, Margarida Magalhães Ramalho, Margarida Portela, Maria Inês Queiroz).
Comentários