O Hospital Temporário da Cruz Vermelha foi instalado na Vila de Santo António, na Junqueira, propriedade da condessa de Burnay, por uma comissão presidida por Joaquim Salinas Antunes. O projecto contemplava a instalação de oito enfermarias, com uma lotação de 207 leitos, com material cedido pela condessa de Burnay, pela Sociedade da Cruz Vermelha e pelo Ministério da Guerra. O seu primeiro director foi Joaquim Augusto Ferreira da Fonseca.
FICHA TÉCNICA A série de suplementos sobre a Primeira Guerra Mundial é financiado no âmbito do projecto PÚBLICO+ e tem o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian. Foi realizado com o apoio científico do historiador Miguel Bandeira Jerónimo. As fotografias de primeira página são publicadas graças a uma parceria com o Arquivo Municipal de Lisboa e o Centro Português de Fotografia e uma colaboração com o Arquivo Histórico Militar e a Liga dos Combatentes. Outras imagens históricas gentilmente cedidas pela colecção Portugal e a Grande Guerra, actualmente à venda com o PÚBLICO.
FICHA TÉCNICA DOS CONTEÚDOS HISTÓRICOS (Citações, "Há 100 anos", "Lugares", "Objectos", "Memórias de Família") é uma parceria entre o PÚBLICO e o Instituto de História Contemporânea - www.portugal1914.org (Maria Fernanda Rollo, Ana Carina Azevedo, Ana Dâmaso, Ana Paula Pires, Ângela Salgueiro, Carlos Silveira, Eunice Relvas, Fátima Mariano, João Moreira Tavares, José Luís Assis, Margarida Magalhães Ramalho, Margarida Portela, Maria Inês Queiroz).
Comentários