Revolta dos técnicos de iluminação pode adiar o novo Star Wars

A semana passada, a Disney anunciou que o adiamento da estreia do episódio 8 de Star Wars para Dezembro de 2017, sete meses depois do inicialmente planeado. Pode vir a adiá-la novamente, caso não consiga chegar a acordo com os técnicos de iluminação que, depois de quatro anos com os vencimentos congelados, exigem um aumento salarial.

Em perigo não está apenas o novo episódio da Guerra das Estrelas, mas também Wonder Woman, com Gal Gadot, The Foreigner, com Jackie Chan e Pierce Brosnan, ou a nova versão de A Múmia, com Tom Cruise. No total, nove blockbusters americanos que estão a ser rodados no Reino Unido podem ser afectados pela ameaça de paralisação dos técnicos britânicos, representados pelo Broadcasting, Entertainment, Cinematograph and Theatre Union (BECTU).

Depois de já ter sido recusada há uma semana uma proposta de aumento de cerca de 2%, os produtores americanos viajaram até Londres, onde, segundo o Independent, se reuniram com os representantes do sindicato numa última tentativa para desbloquear a situação. Na reunião terão apresentado uma proposta de aumento entre os 5 e os 8,5%, dependendo da hierarquia e experiência dos técnicos de iluminação. O aumento exigido pelo sindicato para cobrir os quatro anos de congelamento salarial situavam-se nos 20%.

Gerry Morrisey, secretário-geral do BECTU, que apresentou a nova proposta aos técnicos no final desta sexta-feira, disse ao Independent que, após a primeira quebra nas negociações, cerca de 600 técnicos deram às produtoras uma semana para resolver a questão, finda a qual terminariam os seus contractos, paralisando a rodagem dos filmes.

Comentários

Os comentários a este artigo estão fechados. Saiba porquê.