A Fábrica de Atum Santa Catarina, instalada na fajã Grande, na Calheta, está a reinventar-se. Desde 1940, quando foi construída, acumulou histórias de instabilidade até que, em 2009, quando era uma empresa privada, faliu. “A conserveira tinha um grande impacto na ilha, umas 500 pessoas dependiam disto. O Governo Regional pegou na fábrica e tornou-a uma empresa de capitais públicos açorianos”, conta-nos Rogério Veiros, presidente do conselho de administração no seu gabinete com vista para o mar mesmo aqui ao lado. “Não tínhamos grande notoriedade a nível nacional, mas desde essa altura as coisas já mudaram um pouco.”
Nos últimos anos, a grande aposta tem sido “na qualidade e na diferenciação”, nota, por seu lado, Pedro Pessanha, o engenheiro de produção que nos acompanha na visita à fábrica. Entramos e logo sentimos um cheiro acre — pudera, por dia são aqui trabalhadas 10 toneladas de peixe, todo pescado com a técnica artesanal “salto e vara”, que até já valeu à conserveira um prémio atribuído pela Greenpeace. A Santa Catarina tem 130 funcionários, grande parte mulheres, cuja primeira tarefa no processo produtivo é “cozer o atum com água sal”. O peixe é depois cortado e dividido pelas três categorias que a fábrica comercializa: pedacinhos, posta e filetes. Para “acrescentar valor aos produtos”, a conserveira lançou uma segunda linha, com “oferta gourmet”, explica Pedro Pessanha. “Trata-se do topo de gama do atum, o filete, enriquecido com tomilho, orégãos, poejo, caril, alecrim, pimenta dos Açores.”
Quem entra nas instalações da conserveira — e são cerca de 700 pessoas por ano — fica a conhecer todos os processos de produção, desde a cozedura do peixe ao enlatamento, rotulagem e embalamento. A Santa Catarina lançará em breve, no final deste mês de Maio, um kit do visitante, que inclui três latas de atum da marca Bonito dos Açores e o equipamento de protecção indispensável para entrar na fábrica. Terá um custo de 3,90€ e contempla uma visita guiada. As visitas acontecem de segunda a sexta, uma às 10h e outra às 14h, nunca para grupos superiores a 15 pessoas. No fim, quem quiser levar para casa mais do que as três latas que integram o kit, poderá adquirir outros produtos com a chancela da Santa Catarina.
Santa Catarina Indústria Conserveira
Rua do Roque, 9
9850-079 Calheta
Tel.: 295 416 220
Email: geral@atumsantacatarina.com
www.atumsantacatarina.com
Comentários