Diz que é uma espécie de doce

Já tínhamos visto aquele nome a passear-se pela ilha numas carrinhas de venda, mas agora entramos mesmo na boca do lobo, que é como quem diz, na padaria de onde todos os dias, 24h por dia, saem grande parte dos pães e bolos que alimentam São Jorge.

A Dulçores é uma das três panificadoras da ilha e, entre o mais normal pão de milho, a massa sovada tão do agrado dos açorianos e bolachas de aveia e chocolate, que nos vão acompanhar nesta viagem pelas ilhas, fabrica as tradicionais espécies, um doce típico característico de São Jorge.

O nome curioso advém das especiarias que entram na sua confecção: noz-moscada, pimenta e canela, que se juntam à farinha de trigo, pão ralado, açúcar, ovos, manteiga, limão, erva-doce, água e sal.

Trata-se de um produto “totalmente artesanal”, assegura Sara Marques, uma das sócias da Dulçores, que nos recebe esta tarde na padaria, onde vemos algumas funcionárias literalmente com a mão na massa.

As “espécies, pequenas rosquilhas de massa de hóstia, transversalmente golpeadas na parte superior, deixando ver o recheio acastanhado”, para usarmos a definição de Augusto Gomes, gastrónomo açoriano, são vendidas numa caixa de seis unidades a 3,15€. Não são especialmente doces, mas vale a pena prová-las.

Dulçores
Canada dos Vales, Ribeira Seca
Calheta
Tel.: 295 416 904

PUB PUB

Comentários

Os comentários a este artigo estão fechados. Saiba porquê.
Manuel Roberto