São Miguel: As artes do Estúdio

Quando Fábio Oliveira veio com os pais para São Miguel “chorou”, agora que os pais “fugiram”, ou seja, regressaram a Santa Maria da Feira chora por ir lá. Mas até tem ido mais do que o que esperava porque acabou por não conseguir ele fugir ao calçado que tem na zona um dos centros de produção incontornáveis em Portugal.

O artesão do couro (Pele e Osso é o nome da marca) faz carteiras, coletes para fotógrafos, porta-chaves mas é o calçado que o faz sobreviver. “Por isso do resto não tenho grande stock, só por encomenda”, explica. Criou mesmo uma marca, a Rústica, de sandálias. “Peguei em modelos antigos, das albarcas daqui e também medievais, e apliquei-lhes o conforto actual.”

Numa mesa amontoam-se golfinhos de pele que serão porta-chaves para pôr à venda também noutras lojas; são símbolos dos Açores e quem sabe se não virão ananases e baleias que alguém sugere, ele pensou em hortênsias e “agora é a Ryanair”, brinca alguém.

Estamos n’ O Estúdio, loja-atelier que é o projecto de Fábio com Sara França, designer de moda, com colecção apresentada em Lisboa, onde estudou e se estabeleceu até o ano passado, quando regressou “a casa”. Mantém, no entanto, um pé em Lisboa, onde vai regularmente e onde tem peças num showroom.

Faz modelagem e corte de todas as peças (também à medida) – “gosto de trabalhar do princípio ao fim” –, desenha sapatos e o ano passado quis criar malas. Foi assim que conheceu o Fábio. “Procurei um artesão e deram-me o nome dele. Eu desenho, ele monta.” O resultado são malas coloridas com a marca desenhada em osso de baleia e todas com um espelho dourado na abertura, mostra-nos.

A parceria desenvolveu-se e levou-os a instalarem-se n’ O Quarteirão, num espaço cortado por uma ampla arcada de pedra, onde ambos desenvolvem os seus projectos, exibem-nos e acolhem os de amigos – que também são bem-vindos para trabalhar aqui.

A música está sempre a soar e a porta aberta: para comprar, visitar ou deixar-se contagiar pela criatividade.

Estúdio
Rua D'água, 33
Ponta Delgada
Tel.: 918 978 558
www.facebook.com/oestudio.oficial

 

PUB PUB

Comentários

Os comentários a este artigo estão fechados. Saiba porquê.