Rádio Miúdos

Os luso-descendentes espalhados pelo mundo conhecem poucas palavras portuguesas. Escutam-nas em casa e quase sempre na forma imperativa: “Levanta a mesa”; “faz os trabalhos de casa”. A Rádio Miúdos quer ampliar o vocabulário das crianças falantes de português e dar-lhes música. Lá fora e cá dentro.

Ver vídeo
Desça para ler

Comissão Europeia dá prémio à Rádio Miúdos

A rádio online portuguesa destinada a crianças e famílias falantes de português em todo o mundo venceu o concurso de empreendedorismo Canvas – Projectos Que Marcam, no valor de três mil euros. Uma iniciativa da Representação da Comissão Europeia que tem como “objectivo apoiar novos projectos no difícil caminho de passar do ‘laboratório’ para o mercado”.

A Rádio Miúdos destina-se a crianças dos zero aos 12 anos, nasceu em Novembro do ano passado e já foi escutada em 60 países de todos os continentes. A emissora funciona 24 horas por dia e, por enquanto, emite em directo apenas das 14h às 16h e de segunda a sexta-feira. Os responsáveis, João Pedro Costa e Verónica Milagres, querem alargar o mais possível o horário das transmissões em directo e ter cada vez mais miúdos do lado de lá do microfone.

Sobre a distinção da Comissão Europeia, Verónica Milagres diz ao PÚBLICO: “Receber este prémio faz-nos continuar a acreditar que o projecto faz sentido e faz falta.” Satisfeita, considera “fantástico” este reconhecimento: “Mais um ‘empurrão’ para a Rádio Miúdos.” Esperam que a visibilidade que o prémio pressupõe os ajude a conquistar ouvintes “nas escolas europeias frequentadas por comunidades portuguesas”. 

O júri do prémio foi constituído por Amadeu Paiva (professor da Universidade Autónoma de Lisboa), Filipe Santos (presidente da Portugal Inovação Social e professor visitante de Empreendedorismo Social na Católica-Lisboa) e António Saraiva (presidente da CIP).

Entre os 60 projectos a concurso, Studit e Inspira O Teu Professor mereceram menções honrosas, no valor de mil euros cada.