Não é para todos mas é uma levada em que, passo a passo, se vão conquistando vistas vertiginosas. Completa, a Levada do Caldeirão Verde tem 6,5 km mas é um trajecto que pode chegar a demorar, ida e volta, quase 6h. Começa e acaba no Parque Florestal das Queimadas, percorre a esplanada da levada do Caldeirão Verde (990m altitude no concelho de Santana)
Passa-se por uma casa de abrigo tradicional e palheiros, admiram-se criptomérias, faiais, cedros madeirenses ou pau branco e espécies típicas da floresta Laurissilva. Construída no séc. XVIII, a levada começa originalmente no leito principal da Ribeira do Caldeirão Verde, passando escarpas e montanhas, túneis escavados na rocha. O seu objectivo era transportar "a água que escorre das mais altas montanhas da ilha da Madeira, para o regadio dos terrenos agrícolas da freguesia do Faial", como explica no resumo do trajecto o parque natural.
Passados os túneis, o Caldeirão Verde aparece após passar o leito do ribeiro.
Nota: Antes de realizar qualquer levada consulte sempre no site oficial as informações de segurança, conselhos e restrições, confirmando se é um trajecto que exige guia ou não, qual o grau de dificuldade de execução e perigos.
Comentários