Quando o tempo já vem pronto

No dia-a-dia convivemos em inúmeras situações com intervalos de tempo que estão pré-fixados. Mas nem sempre sabemos quem os estabeleceu, quando e por quê. Eis alguns exemplos.

6’’

0,1’

Vídeos Vine

Os criadores da rede social Vine queriam que os vídeos dos seus utilizadores fossem muito curtos, para não deixarem de ser vistos. Depois de alguns ensaios, fixaram a dimensão máxima em seis segundos.

David Gray/Reuters

24’’

0,4’

Shot clock

O tempo máximo para se fazer um lançamento ao cesto no basquetebol foi adoptado pela NBA em 1954, resultado da divisão dos 48 minutos, que então durava uma partida, por 120 arremessos, a média de um jogo movimentado.

60’’

1’

Um minuto de silêncio

É uma derivação dos "dois minutos de silêncio", uma homenagem aos soldados mortos na I Guerra Mundial adoptada ainda antes do final do conflito. Generalizou-se para outras situações, com metade do tempo.

David Furst/AFP

5’

5’

“Dá-me cinco minutinhos”

Uma das expressões clássicas de quem quer dizer que logo, logo vai fazer algo que deveria ser feito imediatamente. Normalmente, os cinco minutos são uma ilusão e são mais longos do que o prometido.

Michal Cizek/AFP

12’

12’

Limite de publicidade por hora

Impedir interrupções prolongadas e fomentar a televisão de qualidade – eis as causas da directiva comunitária de 2010 que impõe este limite aos Estados-membros da UE. A RTP, por acordo com as estações privadas, tem um limite de 6 minutos.

Chris Keane/Reuters

60’

60’

Uma hora

Dividir a hora em 60 minutos é algo que, no fundo, devemos aos sumérios, que há milénios já contavam em lotes de seis dezenas. Depois, a base 60 chegou à geometria, à astronomia e finalmente ao tempo.

Alex Ogle/AFP

90’

90’

Jogo de futebol

A limitação de uma partida foi introduzida em Sheffield, na Inglaterra – duas horas. Mas, em 1868, a Associação de Futebol britânica optou pelos 90 minutos para evitar a fadiga dos jogadores (cujo número foi reduzido de 20 para 11 por equipa).

8h

480’

Horas de sono

Oito é apenas o ponto intermediário entre sete e nove horas de sono recomendadas por médicos e investigadores. Estudos recentes dizem, no entanto, que o melhor número é sete.

Akhtar Soomro/Reuters

24h

1440’

Um dia

No Egipto antigo, os números contavam-se em dúzias, e não em dezenas. Daí ter-se então dividido o período diurno em 12 parcelas, com relógios de sol. A noite foi também repartida em 12 com base em estrelas.

Cris Bouroncle/AFP

40h

2400’

Semana de trabalho

A reivindicação pela semana “curta” tem origem na Revolução Industrial, quando se trabalhava até 96 horas. Henry Ford era um defensor de peso: o industrial queria que os trabalhadores tivessem tempo para consumir.

Issei Kato/Reuters

10 dias

14400’

Prazo para tirar um passe

Não há aparentemente nenhuma razão objectiva para que sejam necessários dez dias úteis para se emitir um cartão Lisboa Viva. Mesmo porque é paga a taxa de urgência, o cartão fica pronto no dia seguinte.

Enric Vives-Rubio

6 meses

259200’

Receita médica

Uma receita médica normal tem um mês de prazo de validade. Os seis meses das receitas triplas estão previstos para facilitar a vida de doentes com tratamentos prolongados, mantendo o controlo médico.

Pedro Martinho

12 meses

518400’

Um ano

Dividir o ano em doze meses foi uma opção inspirada, desde a Antiguidade, pela observação dos ciclos lunares, que duram 29,5 dias. A ideia resistiu ao tempo, mas com muitas adaptações na extensão dos meses.

Chris Wattie/Reuters

4 anos

Eleições legislativas

Um deputado em Portugal é eleito por quatro anos. Mas a legislatura já teve outros prazos, como três anos na alvorada da República ou dois anos no princípio da Monarquia Constitucional.

Pedro Cunha

18 anos

9460800’

Maioridade

Baixou de 21 para 18 anos em Portugal na revisão de 1977 do Código Civil, quando se considerou que os jovens se achavam então “sujeitos a um mais rápido processo de desenvolvimento psíquico e cultural”.

Luís Efigénio

25 anos

13140000’

Pena máxima

O reformismo dos sistemas penais europeus conduziu Portugal, em 1884, a abolir a prisão perpétua. Foi o primeiro país fazê-lo, considerando que os condenados deviam ser reabilitados e devolvidos à sociedade num prazo que ainda os permitisse contribuir para a comunidade.

Nuno Ferreira Santos

Segundos

Minutos

Horas

Dias

Meses

Anos