Uma década de casos no doping mundial

O PÚBLICO olhou para os últimos anos do fenómeno do combate ao doping e os números mostram um aumento das amostras recolhidas e uma diminuição dos casos positivos. Tendo por base as modalidades que integram o cartaz dos Jogos Olímpicos de Verão, conclui-se também que o halterofilismo é aquela com a percentagem mais significativa de infracções e que o ciclismo regista um decréscimo assinalável, de um pico de 4,2% em 2006 para 1,0% em 2014.

Resultados positivos por modalidade

Em percentagem

Amostras por modalidade

 

Mais controlo, menos casos de doping positivo

Desde 2005, os desportos dos Jogos Olímpicos de Verão têm visto aumentar a recolha de amostras para controlo antidoping. O número de violações segue a tendência oposta, em dez anos desceu para menos de metade. Pode dizer-se que o futebol foi o mais controlado, seguido do atletismo.

Testes positivos

Amostras

Amostras recolhidas de passaporte biológico

Documento electrónico individual, o passaporte biológico é obrigatório desde 2008 em provas internacionais. Contém o perfil sanguíneo do atleta bem como todos os resultados dos controlos efectuados.

Em portugal

Substâncias identificadas

Em todos os desportos

Os anabolizantes são, por uma larga margem, as substâncias a que os desportistas mais recorrem. Esta classe de hormonas esteróides promove o crescimento celular e a sua divisão, resultando no desenvolvimento de diversos tipos de tecidos, especialmente o muscular e ósseo. São substâncias geralmente derivadas da testosterona e são habitualmente administradas por via oral ou injectável.

Fontes: Agência Mundial Antidopagem; Adop