Viagem à Europa

Um comboio, duas mochilas, a Europa: em vésperas de eleições europeias vamos fazer um Interrail. Vamos parar aqui e ali, de Barcelona a Bruxelas, de Atenas a Berlim, de Sófia a Londres. Os pontos estão marcados no mapa, o espaço é para surpresa.

Amesterdão, Holanda

A cidade onde há mais bicicletas do que habitantes

É um cliché: bicicletas em Amesterdão. Mas é impossível ignorar. A vista logo à saída da estação central é impressionante. O parque de estacionamento de bicicletas é uma massa de ferro e pneus que deixa pensar quem poderá encontrar a sua bicicleta no meio de tamanha quantidade e confusão.

Elas estão por toda a parte – nas pontes (até penduradas do lado de fora), nos passeios, nos parques, em pé, com cadeado a segurar a um poste, ou simplesmente deixadas de modo displicente, deitadas a um canto, com o cadeado a prender a roda ao quadro. Nas ruas são rainhas, zumbindo por nós a toda a hora.

Amesterdão tem, segundo dados de Janeiro de 2014, 799.442 habitantes. E 881 mil bicicletas. Para além deste ser o meio de transporte oficial de autoridades e serviços como correios, há quem tenha duas bicicletas, uma para uso diário e outra melhor para lazer.

Em Amesterdão há 400 quilómetros de ciclovias, e mais de 70% de quilómetros percorridos são feitos em bicicleta (11% são em transportes públicos).

Comentários

Os comentários a este artigo estão fechados. Saiba porquê.