Viagem à Europa

Um comboio, duas mochilas, a Europa: em vésperas de eleições europeias vamos fazer um Interrail. Vamos parar aqui e ali, de Barcelona a Bruxelas, de Atenas a Berlim, de Sófia a Londres. Os pontos estão marcados no mapa, o espaço é para surpresa.

Barcelona, Espanha

Muito mais do que um jogo

Xavier Jonama e Guillem Lorente

Ao intervalo estava 2-2 e os nervos à flor da pele. Tanto que o pedido de fotografia das jornalistas portuguesas é logo alvo de chacota dos amigos – um dos jogadores da equipa adversária é “o português”, como se refere várias vezes o comentador no relato do jogo a Cristiano Ronaldo. A noite é de Real contra o Barcelona e os bares e cafés da cidade catalã estão cheios de espectadores a sofrer.

Guillem Lorente, 32 anos, e Xavier Jonama, 30, estão a fumar enquanto se preparam para a segunda parte. A rivalidade com Madrid está ao rubro e ao falar da Europa não hesitam em dizer como se sentem: “Catalães, e depois europeus”. Espanha fica de fora da conversa: “Foi-nos imposta” sentenciam. Por isso hoje sofrem mais: “É muito mais que um jogo. E que ganhe o Barça!”, despedem-se. Ao final, um alívio colectivo: 3-4, ganharam os catalães.

Comentários

Os comentários a este artigo estão fechados. Saiba porquê.